maio 29 2016 0Comment

Sopas Saudáveis

Com a chegada do inverno, os quilinhos a mais costumam nos acompanhar, pois nessa época comemos mais, já que para nosso corpo se manter aquecido, ele gasta mais energia, portanto sentimos mais fome. O que acontece é que para saciar a fome nesse frio, as comidas calóricas são sempre as mais consumidas.

Mas a boa notícia, é que temos opções saudáveis, nutritivas e quentinhas para confortar nosso estômago e não causar estragos para a próxima estação: as sopas.

É só saber escolher a sopa certa para acertar nas calorias e na saciedade.

Elas podem substituir qualquer refeição, tudo vai depender da composição. No almoço deve ser completa, com todos os nutrientes necessários (massas ou tubérculos, carnes, folhas, e legumes). À noite, podemos investir em sopas mais leves, com carnes magras, massas, queijos brancos, grãos. O ideal é que sejam à base de legumes.

As sopas devem ser caseiras, inclusive os caldos que fazem parte das receitas, pois as sopas prontas ou caldos industrializados, além de ser ricos em sódio, são pobres em nutrientes.

Mas devemos ficar atentos aos acompanhamentos das sopas:

  • Queijo ralado: aumenta o valor calórico da sopa, além de ser rico em sódio, que aumenta a pressão arterial e a retenção de líquidos;
  • Pães: acrescentam calorias extras às sopas, e geralmente se for torrada, ainda conta com as calorias do azeite ou da manteiga utilizados no preparo. Se não abrir mão do pão, substitua o carboidrato da sopa pelo mesmo.

Troque o queijo ralado e os pães, por crisps de alho poró, gergelim, cebolinha, alho desidratado, ovo cozido picado, oleaginosas picadas (1 colher de sopa), aveia.

Uma dica para quem quer emagrecer é riscar os ingredientes abaixo no preparo das sopas:

Creme de leite
Bacon, paio, calabresa, embutidos e defumados
Temperos e caldos industrializados
Queijos amarelos
Alta quantidade de carboidratos como batata, mandioca, mandioquinha, macarrão ou arroz

Saiba como fazer receitas de sopas deliciosas e nutritivas, e uma receita para preparo de caldo de frango caseiro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Write a Reply or Comment