maio 01 2016 0Comment

Alimentos de Maio

Para o mês de maio, escolhi 4 alimentos que estão em ótima safra e que fazem muito bem para a nossa saúde! Que tal conhecê-los um pouco melhor?

Abóbora

Boa fonte de betacaroteno, vitamina C e vitaminas do complexo B. É fonte de cálcio, ferro, fósforo e potássio. Devido às suas propriedades nutricionais, preserva a saúde dos olhos, protege a pele e o sistema nervoso, previne o reumatismo, fortalece os ossos e dentes e ainda tem ação anticancerígena e antioxidante. Sem contar que é um alimento de baixa caloria e rica em fibras.

Mandioca

Boa fonte de carboidratos e vitaminas do complexo B, com destaque para o folato, que ajuda a reforçar o sistema imunológico e que desempenha importante papel para as gestantes na saúde do tubo neural do feto. Além de contar com minerais, como: cálcio, fósforo e potássio. Também é rica em fibras. Versátil, pode ser servida em uma grande variedade de pratos. É ideal para dietas sem glúten, seja para os intolerantes, ou para aqueles que seguem uma dieta sem a proteína do trigo.

Jiló

Muita gente torce o nariz para ele, mas antes disso deveriam conhecer seus benefícios. Fonte de vitaminas A, C  e do complexo B, de minerais como ferro, potássio, fósforo e cálcio, e fibras. Por conter um alto teor de água em sua composição, apresenta baixa caloria, sendo aliado das dietas. É fonte de flavonoides, antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos  impedindo o acúmulo de colesterol. Controla as taxas de açúcar no sangue, muito bem vindo aos diabéticos. Auxilia na saúde do coração, por conter vitamina B1 (tiamina), que é um nutriente importante para o funcionamento do mesmo e potássio que regula a pressão sanguínea. Além de prevenir a prisão de ventre devido às fibras. Mas para não perder as propriedades nutricionais, deve ser cozido no vapor ou com pouca água.

Maracujá

É calmante e relaxante,  devido a sua substância sedativa passiflorina, melhorando a qualidade do sono. É rico em fibras, vitamina C e vitaminas do complexo B. Contém ferro, magnésio, cálcio, fósforo e potássio. Por sua alta concentração de vitamina C, tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres, aumentando a imunidade e prevenindo o câncer. Boa ação digestiva devido às suas fibras solúveis. É eficaz no combate à pressão arterial elevada, devido aos níveis de potássio, regulando a bomba sódio-potássio no organismo.

 

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